Meu frasco de alabastro

Meu frasco de alabastro

Mateus 26.6-13

(lección 1/4)

Estando Jesus em Betânia, na casa de Simão, o leproso, aproximou-se dele uma mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus quando ele se encontrava reclinado à mesa. Os discípulos, ao verem isso, ficaram indignados e perguntaram: «Por que este desperdício? Este perfume poderia ser vendido por alto preço, e o dinheiro dado aos pobres». Percebendo isso, Jesus lhes disse: «Por que vocês estão perturbando essa mulher? Ela praticou uma boa ação para comigo. Pois os pobres vocês sempre terão consigo, mas a mim vocês nem sempre terão. Quando derramou este perfume sobre o meu corpo, ela o fez a fim de me preparar para o sepultamento. Eu asseguro que em qualquer lugar do mundo inteiro onde este evangelho for anunciado, também o que ela fez será contado, em sua memória». Mateus 26.6-13

Nesta história, observamos uma mulher que desprendeu o valor de um perfume que, segundo vários comentaristas, equivalia a um ano de trabalho. Não sabemos o preço exato, nem sabemos quanto custou a esta mulher juntar o dinheiro para comprar o perfume, muito menos se tinha outras necessidades. O que sabemos é que esta mulher viu Jesus como algo de maior importância e decidiu derramar o perfume sobre Ele.

De acordo com esta história, o que a mulher fez foi desperdiçar um perfume de grande valor, ou isso foi o que as pessoas que estavam presentes naquele momento pensaram. O que a mulher fez é, provavelmente, semelhante a quando deixamos algo de valor para seguir Jesus Cristo. Mais ou menos essa é a ideia.

Também podemos notar que quando a mulher derramou o perfume, muitos dos presentes a criticaram e zombaram dela. Às vezes, quando nos desprendemos de algo de valor ou descartamos algo custoso, as pessoas pensam que estamos loucos, que é um desperdício. No caso dos que trabalhamos na construção, se nos oferecem um pagamento duplo num domingo e recusamos, pensam que não estamos aproveitando uma oportunidade para ter mais dinheiro. O que não sabem é que ao perdermos esse dinheiro, ganhamos algo mais importante.

Finalmente, Jesus reconheceu e elogiou o que a mulher fez. Porque o que a mulher fez, ou seja, regar algo de muito valor por Jesus, isso não tem preço.

Esta história assemelha-se à situação quando desejamos agradar a Jesus Cristo. Pois, ao tentarmos agradá-Lo, devemos despojar-nos do valor do nosso «frasco de alabastro» e, por vezes, enfrentar a zombaria de outros.

Agora, o que representa o nosso «frasco de alabastro»?

Nosso frasco de alabastro

Nosso «frasco de alabastro» é tudo aquilo que valorizamos ou desejamos. Pode ser representado pela família, amigos, estudos, trabalho, prazeres e mais.

Quebrar o «frasco de alabastro» significa despojar o que valorizamos da sua importância, ou seja, colocar Jesus Cristo em primeiro lugar e depois o que valorizamos. Assim como a mulher, que colocou Jesus em primeiro lugar e não se importou de derramar o precioso perfume.

Há um exemplo no Antigo Testamento em que um homem desprendeu o valor do seu «frasco de alabastro» para dá-lo a Jeová (Gênesis 22:1-3). Nestes versículos, vemos como Abraão deveria sacrificar o que mais amava. Abraão ouviu a voz de Jeová e fez o que Ele pediu. Desprender-se do que se ama profundamente é quebrar o nosso «frasco de alabastro» e agradar a Deus.

No Novo Testamento também encontramos o exemplo de um homem que deixou tudo para seguir a Jesus Cristo (Filipenses 3:8). Paulo considerou como lixo tudo o que possuía e deixou-o para trás para ganhar a Cristo.

Estes exemplos mostram-nos duas pessoas que entregaram o que amavam, o que tinham,  o que valorizavam, para agradar a Deus.

Agradar a Deus é dar tudo por Ele

É dar tudo, não importando as zombarias ou críticas. Isso é o que Deus deseja. Não nos envergonharmos de ser cristãos e sermos fiéis a Ele. Paulo escreveu aos irmãos de Roma: «Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para a salvação de todos os que crêem» (Romanos 1:16). Envergonhar-se do evangelho é negar a Cristo. É dar mais valor ao nosso «frasco de alabastro».

Por exemplo, Zaqueu, ao ouvir a voz de Jesus, correu com alegria e despiu-se de tudo o que tinha para agradar a Jesus (Lucas 19:8-9). É interessante notar como Zaqueu agiu antes de Jesus lhe falar da salvação. E ainda mais interessante é que a Zaqueu não importou se o julgavam ou zombavam dele.

Agradar a Deus é suportar tudo por Ele

É suportar as zombarias, como fez a mulher que derramou perfume sobre a cabeça de Jesus. Ou suportar as críticas, como fez Zaqueu para agradar a Jesus. É suportar o rejeição, como fez Paulo quando se converteu a Cristo.

Reflexão

Os exemplos que lemos convidam-nos a refletir sobre o nosso «frasco de alabastro» e a questionar-nos se já nos despojamos daquilo que valorizamos para seguir Jesus Cristo e agradar a Deus.

Lembremo-nos do que Jesus disse àqueles que o seguiam: «Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo… O que aproveita ao homem ganhar todo o mundo e perder-se a si mesmo?» (Lucas 9:23-25).

Numa outra ocasião, analisaremos o que significa ganhar o mundo e perder-se a si mesmo. Por agora, reflitamos sobre como agradar a Deus e despojar-nos de tudo o que valorizamos e que, ao mesmo tempo, nos separa de Jesus Cristo.


Lee la biblia en línea aquí

César Chajón

Miembro activo en una iglesia local en Porto, Portugal. Es predicador y colaborador en la web iglesiadecristogt.org

Comparte este artículo

Versículo bíblico del día
Entonces Jesús, clamando a gran voz, dijo: Padre, en tus manos encomiendo mi espíritu. Y habiendo dicho esto, expiró.

Colabora para mantener actualizado este sitio y para contribuir en la divulgación del evangelio de Jesucristo.

0 0 votos
Evaluación
Suscríbete
Notificar de
guest
0 Comentarios
Mayor
Nuevo Más votado
Comentarios en línea
Ver los comentarios

Hablamos donde la biblia habla...

Aquí podrás leer algunos estudios, sermones, consejos y enseñanzas que se dan en las iglesias de Cristo.

César Chajón

Miembro activo en una iglesia local en Porto, Portugal. Es predicador y colaborador en la web iglesiadecristogt.org

Comparte este artículo

Versículo bíblico del día
Entonces Jesús, clamando a gran voz, dijo: Padre, en tus manos encomiendo mi espíritu. Y habiendo dicho esto, expiró.

Colabora para mantener actualizado este sitio y para contribuir en la divulgación del evangelio de Jesucristo.

IDC en Guatemala

La iglesia de Cristo en Guatemala no tiene fines políticos, partidarios ni lucrativos. La iglesia de Cristo en Guatemala tiene como base de fe las enseñanzas que Jesucristo y sus apóstoles dejaron plasmada en la biblia.

Visita una iglesia de Cristo

En Guatemala existen distintas congregaciones locales donde las y los cristianos se reúnen para estudiar la biblia, animarse a través del consejo bíblico y para apoyarse en la obra del evangelio.

Suscríbete

Deja tu correo y te estaremos enviando los estudios que se imparten en las iglesias de Cristo.

Scroll al inicio

Suscríbete para recibir enseñanzas de la iglesia de Cristo en Guatemala.

Todas las enseñanzas que enviamos son escritas por miembros de las iglesias de Cristo locales en Guatemala.

Iglesias de Cristo en Guatemala
Es probable que este listado no esté actualizado. Si quieres agregar una iglesia local por favor dar clic en el botón Agregar iglesia local.